Porto, cidade do coração!

Para quem não sabe, nasci em Lisboa, vivo no Fundão, mas tenho uma costela do norte!
A minha família materna é toda do norte, de Vila Nova de Gaia. Por isso, é uma região que visito com alguma frequência.
Nestas férias, como não podia deixar de ser, fui a Gaia e ao Porto, passeei pelas duas cidades com a minha família e claro como estamos no verão também fui à praia!




As Praias de Vila Nova de Gaia são lindas, com um areal grande, rochas e muitas ondas 🌊, o
grande defeito é a água ser fria 😜.
Agosto é conhecido como o mês das nortadas e do mar com carneirinhos! Para quem não é do Norte (😉)  passo a explicar, nortada é um tipo de vento que vem do norte (claro 😝) e os "carneirinhos" do mar são as ondas provocadas pela nortada, que ao longe parecem carneirinhos brancos.
Aproveitei para ler um livro e apanhar sol (quase não fui ao mar porque a água estava muito fria!!!)

Mas as férias não se fazem só de praia e eu também gosto de passear pela cidade.
O Porto é uma cidade linda, acolhedora e o seu centro histórico foi considerado Património Mundial da humanidade pela Unesco.
Eu já conhecia a cidade do Porto por lá ter ido mais vezes, mas não como turista. Há 2 anos decidimos visitar a cidade como se fôssemos turistas, começamos por fazer um tour pelas duas cidades num autocarro turístico. Podem escolher entre o Yellow Bus/autocarro amarelo e o City Sightseeing Portugal Porto/autocarro vermelho, é uma forma de ver os principais pontos turísticos sem nos cansarmos.
Passámos na  Avenida dos Aliados (um sítio muito bonito), na Ponte D. Luís I sobre o Rio Douro que separa Gaia do Porto, na Torre dos Clérigos, passámos nas Caves do Vinho do Porto e visitámos muitos outros sítios porque o bilhete para um dia permite entrar e sair do autocarro as vezes que quisermos.
Consegui tirar fotografias espetaculares!

Nessa altura fiz este filme:




Adorei a experiência de ir no andar superior do autocarro e também de poder ouvir com uns fones  as explicações e as histórias dos sítios que visitávamos e assim ficar a saber mais da história da cidade!





Desta vez fizemos um percurso parecido mas fomos de metro até ao "Jardim do Morro", junto ao jardim havia um mercado chamado MAR - Mercado Alternativo de Rua, onde havia barraquinhas a vender sandes, gelados, crepes, artesanato, bijuteria e muitas outras coisas !!!😋



Da ponte D. Luis I, vemos as ribeiras das duas cidades, os Barcos Rabelos a passar e as marcas que deixam para trás na água, o Mosteiro da Serra do Pilar do lado de Gaia e a Sé Catedral do Porto do outro lado.   




Daí seguimos em direção ao Porto e fizemos o resto do percurso todo a pé. De todas as vezes descubro coisas novas, a cidade está sempre a mudar. 
O Porto é uma cidade que têm mesmo de visitar!




Eu vou ali a Itália e já venho. Ciao!




Se perguntarem por mim, fui ver a Lua! 💋










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Top 5 youtubers, as minhas favoritas!

A cidade dos Deuses Selvagens