Florença, a cidade da arte!

De Veneza - cidade dos Canais a Florença - cidade da Arte!!!


Foi um percurso que decidimos fazer num "Tren Bala", o comboio rápido em Itália, este é mais confortável  do que em Portugal e fazer a viagem com amigos a apreciar a vista tornou tudo ainda mais interessante.
Demoramos cerca de 2h30 e o preço por bilhete foi de aproximadamente 20€ por pessoa, viajamos com a Trenitalia.

Quando chegamos a Florença foi estranho voltar a ouvir a confusão do trânsito e ter de me preocupar com a condução louca dos italianos. 👀 😱

O nosso apartamento, Via dei Fossi foi uma agradável surpresa, bem localizado junto à Piazza di Santa Maria Novella, com um jardim interior, obras de arte originais nas paredes, quase parecia um museu!





Florença é considerada uma das cidades onde há mais cultura e arte do mundo, está repleta de uma arquitectura incrível e lugares com um significado histórico super importante. É a capital da belíssima e romântica região italiana da Toscana. No desenrolar da história, Florença, foi uma cidade importante do império romano e desenvolveu-se ao ponto de se tornar numa cidade medieval bastante importante. É reconhecida como o berço do  Renascimento, tendo sido cenário de alguns dos artistas mais importantes da época como MichelangeloLeonardo da VinciGiotto di BondoneSandro BotticelliRafaelDonatello, Dante entre outros. 
Entre os séculos XII e XVI foi mesmo uma das cidades mais importantes do mundo!


Consegue-se  conhecer bastante da sua história passeando pela cidade, estando atenta aos seus monumentos 🏯 e apreciando as suas paisagens🌄, Florença tem arte a cada esquina!!!

Vou partilhar convosco alguns dos monumentos que mais me impressionaram:

- Catedral Santa Maria del Fiore e Battistero di San Giovanni

Possivelmente a catedral mais conhecida do mundo, o Duomo como é simplesmente conhecido em Florença é a jóia da cidade. Foi iniciada em 1926, mas a fachada de mármore não foi completada até o século XIX. Localiza-se no centro da cidade velha e vê-se a quilómetros de distância, uma presença magnífica e imponente que na minha opinião se destaca dos outros monumentos!


O Battistero instalado em frente da fachada da catedral, parece fazer parte do mesmo edifício, é considerado um dos mais antigos da Piazza del Duomo e conta nas suas portas algumas passagens bíblicas. A mais famosa é a Porta del Paradiso, uma porta gigante toda feita em bronze!


Lorenzo Ghiberti: Porta del Paradiso (A paradicsom kapuja), Firenze


Se a Piazza del Duomo é o centro religioso da cidade, a Piazza dela Signoria é o centro do poder civil, com o Palazzo Vecchio a ocupar um lugar de destaque.
Na entrada deste edifício que mais parece um mini castelo está a famosa estátua de David de Michelangelo, uma das que mais se encontra  reproduções de diversos tamanhos e cores.


 Logia dei Lanzi ou também conhecida como Logia della Signoria, é um pequeno museu ao ar livre com diversas esculturas, como o Rapto das Sabinas ou Perseu com a cabeça decapitada da medusa. Um dos melhores sítios para descansar as pernas.
Tivemos a sorte de nos sentarmos, a descansar e a apreciar as esculturas, mesmo ao lado de um antigo guia. Contou-nos as histórias que ali estavam representadas e chamou-nos a atenção para um pormenor espetacular sobre Perseu e a cabeça da Medusa.

Perseu e a cabeça da Medusa (1545-1554), escultura em bronze por Benvenuto Cellini

Se repararem os 2 perfis são muito semelhantes, mas não ficámos por aqui, a escultura vista de trás com atenção revela outra face no capacete de Perseu, o auto-retrato do seu escultor - Benvenuto Cellini! 😮


Perseus e o seu  criador Benvenuto Cellini

Ponte Vecchio composta por três arcos, tem uma beleza única e acredita-se que foi construída na Roma Antiga feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345 com base num projecto da autoria de Taddeo Gaddi.


Uma curiosidade que descobri, foi que apesar de ser atualmente conhecida pelo luxo das suas ourivesarias, antigamente a ponte era ocupada por talhos, até que D.Ferdinando I cansado do mau cheiro mandou fechar os comércios, desde então a ponte foi ocupada por ourives e joalheiros.

Do lixo ao Luxo 😂👑


Desde sempre tem lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas.
Diz-se que a palavra bancarrota teve origem ali. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era partida (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.

Fontana del Porcellino, no Mercado Novo de Florença, embora seja conhecida como a "fonte do porquinho", na verdade, a escultura é de um javali de bronze verde escuro e com o focinho dourado de tanto ser esfregado. Reza a lenda que quem quiser voltar a Florença tem de esfregar o seu focinho e ainda pode colocar uma moeda na boca e pedir um desejo, se esta cair dentro da grelha nos pés do javali o desejo concretiza-se. É claro que também pedi o meu! 😜



Muito mais haveria para partilhar como a Galeria dos Uffizi ou galeria dos Ofícios, um palácio que abriga um dos mais antigos museus do mundo. A exposição exibe obras do séc.XII ao séc. XVIII. Desta vez não houve tempo para espreitar a exposição, fica para a próxima.





Se perguntarem por mim, fui ver a Lua! 💋




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Top 5 youtubers, as minhas favoritas!

A cidade dos Deuses Selvagens

Porto, cidade do coração!