Veneza em 3 dias!

Terminei as férias de verão da melhor maneira possivel, a viajar!
Destino - Itália.
Foi uma viagem que já tínhamos programado à algum tempo de forma a conseguir visitar várias cidades em 10 dias. Começamos em  Veneza, passamos por Florença, Siena, Cinque Terre, Piza e terminámos em Roma.

Hoje vou partilhar a minha experiência em Veneza!
Veneza é uma cidade situada no nordeste de Itália, numa das ilhas que fazem parte da região de Veneto, da qual é a capital.
É muito conhecida pelos seu canais, pontes e gôndolas.




Aterrámos no aeroporto Marco Polo que fica a cerca de 8 km. O percurso pode ser feito através de ferry ou de autocarro através de uma ponte que liga Veneza ao continente. Por sermos um grupo grande (4 adultos e 4 crianças) optámos pelo autocarro por ser mais barato e o percurso demorar apenas 30 min. Se quiserem optar pelo ferry, a viagem dura cerca de 1h30min e é um pouco mais caro.

Durante toda a viagem estava ansiosa para conhecer Veneza, de todas as cidades era a que tinha mais curiosidade em conhecer.

Quando finalmente cheguei e a vi com os meus próprios olhos pude confirmar que Veneza é  uma cidade linda, quase mágica!




Os canais, as pontes, as casas, os palácios, as ruas sem trânsito, tudo. A cada virar de esquina alguma coisa espetacular para ver. 😍💟
Ficamos num apartamento com um terraço com vista sobre a cidade, perto do centro, o que nos permitiu deslocar facilmente para todos os pontos turísticos. 
Como não há trânsito, o sistema transportes públicos é feito através de barcos/autocarro 😜 no Grande Canal,  têm várias paragens ao longo do canal o que acaba por ser uma experiência diferente e permite ter uma visão diferente dos edifícios. Ao mesmo tempo é uma alternativa mais económica aos Barcos-táxi e às Gôndolas




Para circular nos canais mais pequenos só mesmo nestes últimos mas os preços são um bocadinho exagerados devido ao turismo. Para ter a experiência de andar de gôndola pode fazer-se a travessia de uma margem do canal para a outra por um preço mais simpático, mas a viagem dura apenas 4 min. 😕
Veneza tem muitos sítios para visitar e em tão pouco tempo é preciso escolher bem e andar alguns km a pé!
Quando cheguei à  Praça de S. Marcos, era maior e mais bonita do que eu tinha imaginado, conseguia-se ver o Grande Canal, a Basílica S. Marcos, o Palácio Ducal, o Campanário e a Torre do Relógio.




A Basílica de São Marcos é uma das igrejas mais conhecidas de Veneza, onde estão os quatro cavalos de bronze que supostamente fizeram uma longa viagem desde Constantinopla  até Veneza, passando por Paris. Foram roubados por Napoleão Bonaparte e dizem que terão servido de inspiração para os cavalos do Arco do  Triunfo. Neste momento estão numa sala da Basílica, porque na década de 1980 foram colocados no museu da igreja e substituídos na fachada por réplicas, para os proteger da poluição atmosférica.




Também no museu  estão algumas peças originais da basílica que tiveram de ser retiradas devido ao fato de estarem degradadas. Eu aconselho a visitar o museu, o preço do bilhete é 5€, mas a visita à Basílica por si só é gratuita e também vale a pena. É incrível como conseguiram há tantos anos fazer uma coisa tão grandiosa e ao mesmo tempo tão linda.




A Ponte dos Suspiros liga o Palácio Ducal à antiga prisão, sobre esta ouvi 2 lendas, a primeira (que faz mais sentido) conta que dali os prisioneiros viam pela última vez a cidade e suspiravam pela chegada da liberdade 😢, a segunda (mais romântica) conta que aos casais que se beijarem por baixo da ponte, ao pôr-do-sol numa gôndola será concedido amor eterno! 💑




Na Praça também está a Torre do Relógio, o relógio marca a hora, dia, fase Lunar e os signos do zodíaco. É constituída por vários elementos, de baixo para cima está a Madonna, o leão símbolo da republica veneziana, e por fim 2 homens, um mais velho do lado esquerdo que toca o sino 2 min. antes da hora representando o passado e um mais novo que toca 2 min. depois da hora certa e representa o futuro.




Das várias pontes, a que mais gostei foi a Ponte Rialto, esta foi um das  primeiras a fazer a ligação entre as 2 margens e é hoje uma das mais visitadas. Está apoiada em mais de 600 estacas de madeira e ao longo dos anos foi-se afundando alguns cm, mas continua estável. Em cima da  ponte existem várias lojas onde se podem comprar lembranças.




Tivemos ainda a sorte de apanhar vários eventos a decorrer nesta altura do ano:



Era capaz de jurar que vi a Sara Sampaio! 😜




Se perguntarem por mim, fui ver a Lua! 💋















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Top 5 youtubers, as minhas favoritas!

A cidade dos Deuses Selvagens

Porto, cidade do coração!